A missão Vingança dos Ironhands é uma das mais intrigantes e desafiadoras que você pode encontrar no Ato 3 de Baldur’s Gate 3. Ao se aproximar do Checkpoint da Ponte Sul, em Rivington, você será inspecionado por um Steel Watcher. No entanto, antes que ele possa fazer qualquer coisa, um grupo de gnomos Ironhand intervém, permitindo que você passe livremente para Wyrm’s Crossing. O objetivo da missão é localizar e ajudar esses gnomos.
A localização do esconderijo deles fica ao nordeste do prédio Sword Coast Couriers. Para encontrá-lo, você verá algumas vinhas pelas quais pode descer, além de uma entrada para uma caverna. Se tiver dificuldades para encontrar a caverna, talvez seja necessário que alguns personagens passem em um teste de Sobrevivência. Se sua câmera não estiver ajustada corretamente, pode ser difícil visualizar a entrada, então vire-a para explorar melhor.
Caso tenha libertado Wulbren durante a missão Resgate de Wulbren, ele estará aguardando no final do caminho. Ele vai pedir para você destruir a fundição dos Steel Watchers, criada pelos Gondianos, utilizando uma bomba que ele fornece. Isso inicia a missão Desativar o Steel Watch. Ao pegar a bomba, Karlach ficará desaprovando a ação, enquanto Shadowheart também ficará contra. No entanto, Astarion aprova a escolha de pegar a bomba.
Vale lembrar que a bomba tem um peso considerável de 16, o que pode acabar deixando seu grupo sobrecarregado, então planeje com cuidado o que carregar.
A Fundição dos Steel Watchers fica no sudoeste da cidade, e você terá duas opções para entrar: ou usar lockpicks para abrir o portão com um teste de dificuldade 20, ou então usar armas contundentes ou ácido para destruí-lo. Não há uma opção “legal” para fazer isso de maneira silenciosa, então, se for visto, você pode ser apreendido ou entrar em combate.
Fazer combate direto contra os Steel Watchers não é recomendado, pois eles são inimigos poderosos com ataques amplos e que podem mutilar qualquer personagem que seja atingido. Além disso, ao serem derrotados, eles explodem, causando grande dano em qualquer personagem que esteja na área de impacto.
Explorar o local de maneira furtiva pode facilitar sua vida. Ao seguir para a entrada leste do mapa, você vai encontrar dois guardas em uma conversa. Eles não são extremamente perigosos, mas podem te perceber caso você esteja tentando se mover de forma discreta. Use o ambiente a seu favor para avançar sem ser notado.
Ao chegar em um grande portão, você precisará se esconder para evitar ser detectado. Uma cena será ativada quando você se aproximar do centro da fundição. Quando passar pela área e chegar à porta no final, você pode optar por destrancá-la usando o lockpick ou quebrá-la, como já foi mencionado.
Ao descer as escadas, é possível que um Steel Watcher patrulhando a área note sua presença, então se prepare para combate. Uma boa tática é utilizar ataques de eletricidade (feitiços ou habilidades) contra os Steel Watchers. Tenha também personagens prontos para curar os que sofrerem mutilações, pois isso pode dificultar a luta. Se você precisar sair rapidamente da área de explosão dos Steel Watchers, considere usar magias que os banem, já que isso pode impedir a detonação.
Enfrentar os inimigos humanos e Gondianos não é muito difícil, embora alguns possam usar magias como Silêncio, ácido ou ataques à distância. O maior desafio aqui é lidar com a quantidade de inimigos que você pode encontrar ao longo do caminho. O segredo é avançar com calma, enfrentando poucos inimigos de cada vez.
Entre na sala onde dois Steel Watchers estão presentes e procure no corpo deles a Chave de Nível de Controle, essencial para abrir a porta a oeste. O local onde você irá usar a bomba fica dentro do Antecâmara do Centro de Controle.
Antes de partir, não se esqueça de pegar o Exemplar de Parasita Mind Flayer na parte superior do porão. Ele está próximo a uma mesa de madeira, sobre um carrinho médico. Caso prefira evitar a luta, você pode usar Invisibilidade para se aproximar da porta e, com isso, evitar o combate.
Se você tiver as habilidades necessárias, também pode pegar a chave de controle com um furto de bolsos ou, se preferir, destrancar a porta com um teste de dificuldade 20. Ao entrar, encontrará três Steel Watchers na sala. Se eles te virem, um Steel Watcher Titan aparecerá, aumentando a dificuldade do combate. Esse inimigo é ainda mais forte, com ataques poderosos e a habilidade de lançar mísseis de fogo infernal em área, além de poder entrar no Modo Defensivo, recuperando vida e ficando mais difícil de derrotar.
A melhor estratégia para derrotar o Titan é, primeiro, lidar com os Steel Watchers normais. O Titan possui muita vida e, se você não tiver cuidado, pode ficar sobrecarregado com os ataques dos Steel Watchers, que podem mutilar seus personagens. Ataques elétricos são extremamente eficazes contra ele, principalmente durante o Modo Defensivo, já que ele só pode ser derrotado com ataques que causem mais de 22 de dano.
Quando você conseguir reduzir sua saúde o suficiente, o Titan se preparará para explodir, assim como os Steel Watchers. Corra o mais rápido possível para evitar o dano da explosão, mas saiba que você terá mais tempo para escapar dessa vez.
Após derrotar o Titan, dirija-se para o Quadro de Comutação Neural no canto nordeste e use a bomba. Clicar em qualquer outra coisa não vai funcionar, mesmo com o teste. Quando a bomba for ativada, uma cena será desencadeada, e você terá a opção de decidir se quer ou não enfrentar o último Gondiano.
Caso decida não lutar, você pode usar Persuasão ou Intimidação para tentar convencer o Gondiano a deixar a situação de lado, mas, se falhar, o combate será inevitável. A tabela de dificuldade para isso é a seguinte:
Se você conseguir convencer o Gondiano a partir, terá a ajuda dos gnomos Ironhand em missões futuras.
Esses detalhes podem ser cruciais para quem busca otimizar o avanço e a exploração no jogo, sem perder a imersão e a complexidade das escolhas feitas.