Quando você retomar o controle, siga para o nordeste e encontrará um cadáver que pode ser saqueado. Logo após, você verá Shadowheart, que se unirá ao seu grupo, independente de você tê-la resgatado a bordo da nave. Se a salvou, ela mencionará isso na conversa. Isso também inicia a missão “Filha das Sombras”, que é a missão de companheira de Shadowheart.
Avance para o norte até encontrar uma bifurcação e siga pelo caminho da direita. Use a tecla Left Alt para procurar itens na área. Continue até chegar à Porta Antiga, que desbloqueia o Marco dos Ruins Cobertos, marcado por runas roxas na parede de pedra próxima. A porta leva aos Ruins Cobertos, mas você precisará de uma chave para abri-la. Você pode sempre voltar aqui depois. Se não resgatou Shadowheart na Escape the Nautiloid, ela aparecerá perto da entrada dos Ruins. Caso não a encontre aqui, ela estará no Bosque Esmeralda, perto dos bonecos de treinamento.
Agora, siga para o oeste para enfrentar três Devoradores de Intelecto. O combate à distância é recomendado, focando um inimigo de cada vez. Se Shadowheart estiver com você, pode usar Guiding Bolt ou Inflict Wounds para atacar de longe. Os Devoradores de Intelecto causam bastante dano, e você pode receber um tutorial sobre como reviver personagens caídos. Shadowheart pode curar com Healing Word se necessário. Use Shield of Faith em qualquer aliado próximo aos inimigos. Também é possível passar furtivamente, mas isso é mais difícil e exige um personagem com habilidades de furtividade.
Após essa luta, você aprenderá sobre Descanso Curto e Longo. O Descanso Curto recupera 50% da vida e recarrega alguns feitiços, mas só pode ser feito duas vezes por dia. O Descanso Longo requer suprimentos de acampamento, mas recupera mais HP e recarrega todos os feitiços e descansos curtos. Antes de seguir pela nave destruída, observe que no caminho nordeste (o que leva de volta ao ponto de viagem) você pode pular pela parede norte para encontrar um baú com itens úteis, incluindo uma Elixir de Resistência ao Fogo.
Há muitos itens para pegar no local da queda, incluindo corpos (um deles tem uma Poção de Velocidade). Explore bem, especialmente para coletar ervas, pois você ganhará várias receitas alquímicas. E se encontrar um Mind Flayer ferido enquanto explora, role para baixo e veja como lidar com ele!
Agora vamos recrutar Astarion. Após a luta com os Devoradores de Intelecto, saia pela bifurcação e siga para o oeste. Você encontrará Astarion mais ao norte. Ao interagir com ele, haverá uma cena, e dependendo das suas escolhas, você fará testes de habilidades, mas todas as opções levam ao mesmo resultado. Se Shadowheart estiver no time, ela aprovou sua empatia, reconhecendo que se a situação fosse invertida, ele também estaria agindo da mesma forma. Astarion pode se juntar ao seu grupo, mas não se esqueça de trocar sua armadura, pois ela penaliza as jogadas de furtividade.
Se você tiver acompanhado o plano de Astarion, um javali assustado aparecerá e correrá para o sudoeste. Você pode lutar ou deixar ele fugir, embora um teste bem-sucedido de Animal Handling seja aprovado por Shadowheart. Aproveite para nivelar seu personagem e seus companheiros nesse momento.
Siga para o nordeste de Astarion até encontrar outra parte da Nautiloid, onde há um Mind Flayer moribundo. Você pode ignorá-lo, mas se interagir, o Mind Flayer tentará matar você. Se ceder à emoção e se aproximar, você morre. Caso tente resistir, será necessário passar por alguns testes de habilidade:
Você pode escolher entre deixar o Mind Flayer morrer ou matá-lo e saquear seu corpo.
Agora, siga para o sudeste, passando pelos Goblins mortos no chão, até chegar a um Círculo de Sigilo Antigo. Interaja com ele para encontrar Gale. Você pode deixá-lo lá ou resgatá-lo, com um teste de força ou sabedoria (dificuldade 7) ou se você for Warlock ou Bard, pode usar carisma (dificuldade 7) para libertá-lo.
Ao resgatar Gale, a missão “O Mago de Waterdeep” é ativada. Lembre-se de nivelá-lo também. O Círculo de Sigilo também revela um ponto de viagem rápido.
A um pouco a leste do Círculo de Sigilo, siga para o norte até encontrar Lae’zel presa. Você pode optar por atacar os Tieflings próximos ou usar um teste de Enganação ou Persuasão (dificuldade 10 ou 5, respectivamente). Se os Tieflings liberarem Lae’zel, você poderá escolher de qual lado lutar. Astarion aprova o combate, mas Shadowheart desaprova.
Se você passar no teste de persuasão, descobrirá a localização de um acampamento. Lae’zel pode se juntar ao seu time se ainda estiver viva. Caso contrário, ela aguardará no acampamento. Isso ativa as missões “Encontre a Creche Githyanki” e “A Guerreira Githyanki”.
Agora, você pode escolher entre explorar as Ruínas ao nordeste do local da queda ou ir para o Campo dos Druidas, onde encontrará o primeiro “área de cidade”. BK e Vinheim recomendam explorar as Ruínas para obter um serviço valioso mais tarde. Também existe uma cache escondida no sudoeste da queda (169,259), acessível após passar por uma verificação passiva de Natureza.
Uma vez que tenha isso, prepare-se para um combate mais desafiador perto do “Druid’s Grove”, onde ocorrerá uma grande luta com Goblins.
Espero que esta versão seja mais envolvente e fácil de seguir.