Missão: “Libere o Artista”
A missão Libere o Artista acontece durante a busca por uma cura e surge logo após a missão Encontre a Carga Perdida, caso você tenha resolvido a situação do esconderijo dos Zhentarim de maneira pacífica. Para iniciar a missão, você deve falar com Oskar Fevras, que se encontra no andar inferior, perto de Brem.
Ao falar com Oskar, ele pede sua ajuda para se libertar, o que dá início à missão. Para isso, você precisará conversar com Brem, que não está muito longe de onde Oskar está. Brem exige 1.000 peças de ouro para libertar Oskar, mas, se você não tiver o valor, há algumas alternativas.
Você pode tentar pagar o valor solicitado ou, caso não tenha o ouro, pode fazer uma tentativa de Persuasão ou Intimidação. Abaixo estão as possibilidades:
Caso você não tenha o valor necessário na hora, pode sempre voltar depois, quando tiver o ouro. Quando o pagamento for feito (ou você conseguir uma redução do valor), retorne a Oskar e avise-o que ele está livre.
Se você passar em um teste de História, poderá perguntar a Oskar sobre seu passado. Ele revela mais sobre sua história e motivações, o que pode ser útil dependendo de como você deseja interagir com ele ao longo da missão.
Após a sua liberdade, Oskar pedirá 200 ouro para ajudar a cobrir os custos de sua viagem de volta para casa. Embora este pedido não seja obrigatório, você pode optar por ajudá-lo ou não. Karlach e Wyll aprovam a ideia de dar o dinheiro, mas Shadowheart desaprova a sua decisão.
Assim que você tomar a decisão sobre a quantia extra, a missão será concluída. Oskar estará livre para seguir seu caminho, e você terá ajudado um artista a conquistar sua liberdade.