Como Controlar o Cérebro Ancião em Baldur’s Gate 3
O Cérebro Ancião é uma das últimas etapas da missão principal em Baldur’s Gate 3, e sua destruição é o caminho mais comum seguido pelos jogadores. No entanto, se você busca uma jornada menos tradicional, existe a possibilidade de tomar controle do Cérebro Ancião, o que resulta em um final bem diferente. A decisão de controlar o Cérebro Ancião só é tomada no mesmo momento em que você decide destruí-lo, e o processo de chegada até ele é praticamente o mesmo em ambos os cenários. Vamos explorar como você pode assumir o controle do Cérebro Ancião e conquistar um dos finais alternativos do jogo.
Independentemente de sua escolha de destruir ou controlar o Cérebro Ancião, a jornada até ele será idêntica. O momento crucial surge quando o Cérebro Ancião é finalmente dominado, e aqui você encontrará a oportunidade de tomar uma decisão que pode mudar o rumo de sua história.
Sua primeira chance de tomar controle do Cérebro Ancião ocorre logo após ele ser subjulgado. Se o Imperador ou Orpheus usaram as Pedras do Nether (Netherstones), você poderá emboscá-los com um teste de Ataque Corpo a Corpo. Para isso, será necessário passar um teste de dificuldade 12 para garantir um resultado bem-sucedido. Se falhar no teste, o destino do Cérebro Ancião será a destruição.
Se for você quem estiver com as Pedras do Nether, terá a opção de tomar o controle do Cérebro Ancião diretamente, sem precisar realizar o teste de ataque, já que não será necessário atacar a si mesmo. Nesse cenário, o final de Dominação será ativado, no qual seu personagem toma as rédeas do Cérebro Ancião.
Se você estava trabalhando ao lado do Imperador e não libertou Orpheus, haverá uma segunda chance de tomar controle. Neste caso, você precisa convencer o Imperador a ceder o controle para você. O Imperador discutirá a dificuldade dessa tarefa, mas se conseguir persuadi-lo com um dos dois testes de Persuasão (ambos com uma dificuldade de 20), será possível assumir o controle junto com ele. Caso falhe no teste, o jogo seguirá o final padrão, que é a destruição do Cérebro Ancião.
Se você for bem-sucedido na Persuasão, um novo final será ativado, onde você e o Imperador compartilham o controle do Cérebro Ancião.
Se você decidir libertar Orpheus, não terá mais a opção de dominar o Cérebro Ancião, já que ele está determinado a destruí-lo. Nessa situação, a única alternativa será derrotá-lo com um ataque corpo a corpo.
Além disso, se você decidir usar as Pedras do Nether para se transformar em um Illithid (um dos seres responsáveis pela criação do Cérebro Ancião), a possibilidade de um controle compartilhado do Cérebro Ancião também será bloqueada. Nesse caso, você terá que seguir o caminho de destruição.
Ao contrário do final onde o Cérebro Ancião é destruído, o final de Dominação não oferece um epílogo mostrando o que acontece com todos os personagens. No entanto, essa ainda é uma forma de encerrar Baldur’s Gate 3, com uma reviravolta sombria e única para aqueles que escolhem tomar o controle do Cérebro Ancião.
Com essa decisão, você alcança o achievment raro de controlar o Cérebro Ancião, um feito digno de quem ousou trilhar um caminho diferente na história.
Se você está em busca de um final alternativo e de uma jornada inesperada, assumir o controle do Cérebro Ancião pode ser a escolha perfeita, levando o jogo para um desfecho completamente novo.

Veja mais no wikipedia

Mais sobre Baldur's Gate 3