A missão Investigar Kagha é um dos desafios que surgem durante a missão “Matar Kagha”. Para começar, você precisará entrar na sala no canto noroeste do Bosque Esmeralda (onde Kagha está localizada) e ler o pergaminho O Ritual dos Espinhos, que está sobre a mesa.
Agora que temos uma noção do que é esse “Ritual dos Espinhos”, vamos explorar um pouco mais a sala. Dirija-se ao lado noroeste e vá até a parte de trás da estante, que fica perto da parede. Lá, você encontrará o baú de Kagha, que contém uma Nota Meio Rasgada. Fique atento para que o NPC lendo o livro na sala não te veja. Ao ler essa nota, você descobrirá informações sobre uma tal Olodan e sobre uma árvore no pântano. A missão agora é encontrá-la nesse local.
Vamos então em direção ao pântano, onde devemos encontrar essa Olodan. O local já está marcado no mapa, mas se você quiser uma referência melhor, aqui está um mapa que mostra a localização exata. Para chegar até lá, siga para o oeste a partir do Bosque Esmeralda. Ao atravessar a ponte, vire à esquerda e siga para o sul (antes de entrar na Aldeia Corrompida). A coordenada é 98, 225. Continue seguindo esse caminho para o sul. No caminho, você encontrará alguns NPCs discutindo com a Tia Ethel — isso se refere a outra missão chamada “Salvar Mayrina”.
Continue indo para o sul até alcançar uma ilha com o marcador da missão. Para chegar lá, você precisa pular para uma ilha menor ao norte do marcador e depois saltar para a ilha onde está a localização exata. Fique atento, pois você será atacado por alguns inimigos: 4 Antigos Mephits de Lama e 2 Wood Woads. Os Mephits não são muito fortes, mas são irritantes, pois ficam invocando Mephits de Lama Jovens a todo momento. Eles devem ser sua prioridade. Já os Wood Woads têm a capacidade de regenerar saúde a cada turno, mas, se você usar feitiços de fogo neles, conseguirá impedir essa regeneração por pelo menos um turno. Ou seja, use fogo neles sempre que possível.
Depois da luta, abra o baú no lado sul para encontrar As Mãos Cintilantes, um par de excelentes luvas.
Agora, para o que viemos realmente fazer: examine o lado oeste do tronco grande no centro da área. Com uma boa percepção, você conseguirá perceber uma Fenda de Madeira. Explore essa fenda para encontrar uma Carta para Kagha.
Leia a carta e você terá as informações que precisa para o próximo passo: confrontar Kagha.
Agora, volte ao Bosque Esmeralda e converse com Kagha. Aqui, você terá algumas opções de diálogo. Existem algumas verificações de Persuasão e Pensamentos Detectados, que podem mudar o rumo da conversa.
Se você passar no teste de Persuasão, terão mais opções de diálogo. Outra verificação importante é a Religião (Dificuldade 10). Se você tiver sucesso nesse teste, Kagha se arrependerá e lutará ao seu lado contra os Druidas Sombrios.
Se falhar nas verificações, Kagha se voltará contra você e a luta começará. Nesse caso, os Druidas estarão ao seu lado e lutarão contra Kagha.
Kagha é uma Arquidruida de Nível 5, mas ela geralmente luta sozinha. Embora tenha os aliados Loic e Marcoryl, eles não são poderosos e cairão rapidamente. Aqui estão as habilidades principais de Kagha:
Para derrotá-la, cercar Kagha com um tanque (como Lae’zel ou Karlach) é uma boa estratégia. Ataque com os outros membros do time. Caso o Crescimento de Plantas te prenda, use o salto para escapar. Foque no lobo Dire Wolf o mais rápido possível, pois ele age como uma “saúde extra” para Kagha. Uma vez que o lobo caia, Kagha será vulnerável e poderá ser derrotada rapidamente.
Após a luta, basta retornar a Zevlor e informá-lo sobre a morte de Kagha.

Veja mais no wikipedia

Mais sobre Baldur's Gate 3