A missão “The High Harper” é a busca pessoal de Jaheira, que você pode obter caso ela tenha sobrevivido aos eventos do Ato 2 e tenha sido recrutada para sua equipe. A verdadeira jornada começa apenas no Ato 3, quando você chega a Wyrm’s Crossing, em Baldur’s Gate.
Primeiro, converse com Jaheira em privado para descobrir que ela tem contatos importantes em Baldur’s Gate, especificamente no Danthelon’s Dancing Axe, localizado na parte noroeste de Wyrm’s Crossing. Ao chegar lá, procure por Entharl Danthelon e fale com ele para obter uma chave para o porão do local.
Embora não seja necessário ter Jaheira na sua party para receber ajuda, ela acelera o processo. Com a chave enferrujada, abra a porta trancada próxima e desça pela escada. Siga para frente e converse com os Harpers. Jaheira fará um sinal, e é recomendável esperar até que ela aprove sua ação. Qualquer escolha levará a uma batalha contra outros Harpers. Se você seguiu o sinal de Jaheira, terá uma vantagem, pegando os inimigos de surpresa, mas caso contrário, a luta será mais difícil, embora não muito mais complicada. Apenas tome cuidado com as Flechas de Fogo, que podem incendiar áreas e ativar explosivos próximos.
Após o combate, converse novamente com Jaheira, que revelará mais sobre seu companheiro Minsc. Ofereça sua ajuda imediatamente para ganhar a aprovação de Jaheira.
Esta parte da missão pode ser um pouco confusa, então vou te guiar pelo processo. Primeiro, viaje rapidamente até o ponto de teletransporte Heapside Strand. De lá, vá para o nordeste e siga pela rua até encontrar um beco ao norte da casa com uma porta verde. Lá, você verá Tusgront, um guarda. Fale com ele e explique que está investigando. Se passar nas verificações de diálogo, ele permitirá sua entrada na guilda.
Dentro da guilda, vá para o lado norte e encontrará “Nine-Fingers”, que estará conversando com alguém. Ao se aproximar, uma cena será acionada. Durante a conversa, você aprenderá sobre a guilda e seus objetivos. Pergunte como pode ajudar, e ela mencionará um certo Harper. Volte para o acampamento e fale com Jaheira sobre Nine-Fingers, e ela contará mais sobre ela e seus antigos amigos. Em seguida, peça para Jaheira entrar na sua party e retorne até Nine-Fingers.
Após falar novamente com Nine-Fingers, ela dará boas-vindas à sua entrada na guilda, mas por enquanto, nada mais acontece. Vá até a entrada da guilda e encontrará dois NPCs bêbados. Converse com “Tut Thistlebog” para uma cena rápida, onde ele falará sobre o Stone Lord. Durante a conversa, você passará por alguns testes (Intimidação, Persuasão, Enganação), mas pode ignorá-los e perguntar diretamente sobre o que ele está fazendo, obtendo assim uma atualização para seus objetivos de missão.
Agora, a missão leva você à Counting House, localizada no lado sul da Lower City, a sudoeste do Blushing Mermaid. Para chegar lá rapidamente, teleporte para o ponto Heapside Strand, atravesse o canal a oeste e passe pelo Old Garlow’s Place, indo em seguida para o sul até o grande edifício.
Dentro da Counting House, fale com os guardas na porta principal. Eles informarão que você precisa de um “vault pass” para entrar. Aqui, você pode mencionar ouro e fazer um teste de Intimidação para conseguir subornar a guarda, pagando 1000 de ouro. No entanto, você precisará fazer o mesmo novamente após passar pela porta.
Para encontrar o “vault pass”, procure por um NPC chamado Head Clerk Meadhoney à direita da porta. Fale com ele, e, após alguns testes de diálogo, ele lhe dará um “passaporte temporário para o cofre”.
Com o “vault pass” em mãos, mostre-o novamente à guarda para passar pelas portas duplas. Vá para baixo e siga para o lado esquerdo (leste), onde encontrará vários baús. Loot tudo o que conseguir antes de seguir para a próxima sala, onde encontrará mais guardas. Mostre-lhes o passaporte e siga para a próxima área.
Chegando a uma sala com um enigma na porta, você tem duas opções para resolver. A primeira é verificar uma anotação no lado norte da sala (use ALT para destacar itens) que fala sobre água e eletricidade. Se tiver uma garrafa de água, basta jogá-la no chão e usar um feitiço de raio para eletrificar o chão e abrir a porta. Caso contrário, você pode usar um código específico para abrir a porta, clicando nos botões na ordem correta.
Dentro da sala, prepare-se para uma luta contra vários minions de Bhaal. Eles atacam rapidamente com suas adagas e podem se tornar invisíveis, tornando a luta um pouco mais difícil. Tenha feitiços que revelam inimigos invisíveis ou use magias de área para identificá-los.
Após a batalha, saqueie os corpos (inclusive os dos guardas mortos) e, caso Rakath Glitterbeard tenha morrido, pegue o Vault Key #9 em seu corpo. Entre no cofre a leste e, se passar na verificação de Percepção, encontrará pegadas de água suja, indicando que o Stone Lord está nas catacumbas.
Volte ao ponto de teletransporte “Baldur’s Gate” e vá até o bueiro mais próximo, indicado nas imagens abaixo. Uma vez lá, siga para o norte, atravesse os escombros e passe pela porta. Continue indo para o oeste até uma sala com “Caustic Brine” no chão (que causa dano de ácido). Para evitar danos, pule sobre o grande tubo preto e siga por cima dele até encontrar uma luta fácil contra três NPCs. A principal ameaça aqui é Kevo Phogge, que pode invocar corvos para causar danos significativos. Priorize sua eliminação.
Após a luta, vire-se para o sul e encontrará duas válvulas. Gire as válvulas até que os medidores fiquem no centro, o que abrirá um grande portão abaixo. Siga por esse portão (salve antes de prosseguir) e, ao final do túnel, uma nova cena será acionada, seguida de mais uma batalha.
Nesta batalha, você enfrentará Minsc e a falsa Jaheira, além de outros inimigos. Minsc, sendo um berserker, pode ser perigoso, mas a falsa Jaheira e seus aliados são mais fracos. Ao longo da luta, Jaheira pedirá que você não mate Minsc, apenas o derrube. Para fazer isso, ative a opção “Passivos” na barra de ações e marque “Ataques Não Letais”. Isso garantirá que você derrube Minsc sem matá-lo.
Após a batalha, haverá uma série de cenas. Durante essas cenas, converse com o Imperador e insista para que ele proteja Minsc. Se isso for feito corretamente, Minsc retornará ao seu estado normal. Se Karlach estiver em sua party, ela ficará muito feliz em conhecer Minsc.
Siga Minsc enquanto ele quebra uma parede e encontra seu fiel companheiro, o hamster Boo. E assim, a missão de Jaheira chega ao fim, com ela tendo cumprido sua tarefa de reunir Minsc e seu querido amigo novamente.
Espero que essa versão mais detalhada e humanizada tenha ficado de acordo com o que você queria! Se precisar de mais ajustes, estou por aqui.