A Espada das Fronteiras é a missão de companheiro de Wyll em Baldur’s Gate 3. Ela começa quando você decide viajar com ele durante a missão Find a Cure.
Após escolher acompanhar Wyll, siga em direção ao nordeste de Risen Road. Você encontrará um caminho com hienas, e logo se verá em uma cena onde uma delas vai estourar. Você terá algumas opções de como reagir: tentar confortá-la ou atacá-la diretamente. O que acontecerá depende da sua decisão.
Evite subir a rampa após o carro quebrado, pois mais Gnolls aparecerão. Você pode contornar pela esquerda ou seguir pela trilha à direita para continuar sua busca. Eventualmente, você encontrará um rastro de sangue que levará até Karlach, a demônia que Wyll está caçando.
Aqui, você enfrentará uma decisão importante: lutar contra Karlach ou poupá-la. A melhor opção, claro, é poupá-la, permitindo que ela se junte ao grupo. Se você decidir atacar, pode posicionar um personagem de combate corpo a corpo, como Lae’zel, na frente de Karlach para mantê-la ocupada enquanto seus atacantes à distância, como Wyll, atacam.
Após derrotá-la, converse com Wyll para confirmar a vitória e não se esqueça de saquear o corpo de Karlach. Depois, siga de volta ao acampamento e descanse para acionar uma cena com Mizora, a patroa de Wyll. Caso ataque Mizora, você receberá a Robe Infernal como recompensa.
Se optar por não atacar Karlach, você pode persuadir Wyll a fazer o mesmo. Aprovada por Lae’zel, Gale e Wyll, essa escolha também leva Karlach a se juntar ao seu time. Após conversar com Wyll, faça um Long Rest no acampamento, onde Mizora aparecerá para confrontar Wyll por quebrar o acordo. Vender Karlach de alguma forma fará com que todos no acampamento, como Lae’zel, Gale e Karlach, fiquem extremamente descontentes. Mesmo com essa opção, Karlach não será realmente morta.
Se, por outro lado, você decidir que Mizora não sairá viva dessa, receberá aprovação de Astarion, Lae’zel, Shadowheart e Karlach. Após isso, converse novamente com Karlach e Wyll.
Quando chegar a Moonrise Towers, Mizora aparecerá novamente e pedirá que você liberte um diabo. Se passar em um teste de Percepção, descobrirá que Mizora está desesperada, o que abre a possibilidade de barganhar pela liberdade de Wyll com testes de Intimidação, História ou Performance.
Essas opções só se tornam disponíveis se você passar no teste de Percepção. Caso contrário, a missão seguirá de maneira normal.
Siga em frente com a missão principal até alcançar a parte onde você enfrentará Ketheric Thorm no topo da torre. Ele fugirá, e então você deverá se dirigir para o Hollow Tower, uma parte destruída da torre, que leva até a colônia dos Mind Flayers.
Lá, destrua a membrana que bloqueia seu caminho e siga pela bifurcação da estrada. No caminho, você encontrará um Neural Apparatus que permitirá liberar ou purgar os pods dos Mind Flayers. Liberá-los resultará em um combate contra Intellect Devourers e Mind Flayers, enquanto purgar os pods concede experiência e faz com que você complete a missão Find Zevlor prematuramente.
Se decidir abrir os pods, terá que lutar contra os Mind Flayers, que usam o Tentacle Whip para atordoar e Mind Blast para causar dano em área. Concentre-se neles enquanto seus aliados lidam com os Intellect Devourers. Caso decida purgar os pods, a batalha será evitada, mas você perderá a chance de completar a missão Find Zevlor.
Ao seguir para o norte dos pods, você encontrará uma cápsula de Mind Flayer contendo Mizora. Use um teste de Força para quebrá-la, ou interaja com o dispositivo para libertá-la. Se optar por libertá-la, use Persuasão para conseguir uma recompensa adicional: a Espada Infernal para Wyll.
Após libertar Mizora, continue com a missão principal em Act 2, até chegar a Rivington, nos arredores de Baldur’s Gate. Lá, você será abordado por Gortash, que o convidará para sua ordenação, o que leva à continuação de The Grand Duke.
Ao avançar na missão de Wyll, você irá eventualmente acessar o covil de Ansur, um dragão que precisa ser derrotado. Para entrar em seu covil, você precisa resolver os desafios do Wyrmway, cada um representando uma prova de sabedoria, justiça e coragem.
Trial of Justice: Resolva a presença do espectro “The Judge” usando Remove Curse ou Banishment. Escolha a pintura correta para punir o homem e o julgamento estará completo.
Trial of Insight: Identifique o elemento mais nocivo para a prosperidade da cidade. Simplesmente ataque o inimigo certo para completar o desafio.
Trial of Strategy: Participe de um jogo de xadrez contra o Rei Negro. A solução é simples, mova a Rainha Branca e o Bispo Negro ou use uma magia de Lightning.
Trial of Courage: Aqui, você precisará lutar contra várias criaturas enquanto carrega uma tocha. Traga guerreiros fortes como Astarion, Karlach e Lae’zel, pois o uso de magia será limitado devido à área de silêncio.
Depois de completar todos os desafios, entre no Dragon’s Sanctum e enfrente Ansur, o dragão, em uma batalha épica.
Dica Importante: Antes de lutar contra Ansur, salve o jogo. A batalha pode ser difícil, e é recomendável derrotá-lo de maneira convencional para poder saquear a Espada de Balduran, uma excelente grande espada, além do Elmo de Balduran, localizado em um santuário próximo.
Após derrotar Ansur, converse com Wyll e retorne ao acampamento para finalizar a missão de Wyll e encerrar o arco da Espada das Fronteiras.