A missão começa ao encontrarmos o Amuleto Sentiente. Para adquiri-lo, é necessário acessar um baú trancado dentro da Forja de Grym. Para chegar até esse baú, é preciso primeiro alcançar a Forja de Adamantina. Clique aqui para acessar essa missão.
Uma vez lá, observe que da própria forja há um caminho para o sudoeste. Saltando sobre uma fissura, siga até uma piscina de lava. É recomendado levar apenas um personagem com você, preferencialmente aquele com o melhor alcance de salto (Karlach, por exemplo, é uma boa escolha). O objetivo é pular sobre a lava e seguir para o noroeste, tomando muito cuidado, pois há áreas da piscina de lava que explodem (elas têm uma área de efeito visível). Outro perigo é o Elemental de Lava que circula por ali. Espere ele se afastar para então correr até a plataforma segura, onde estará o baú trancado.
Caso seu personagem não seja habilidoso em abrir fechaduras, você pode pegar o baú e levá-lo até o local onde o resto do grupo está aguardando. Ao pegar o amuleto, uma cena será ativada, onde a alma dentro dele tentará nos fazer rir. Você pode se entregar à risada ou resistir. De qualquer forma, o monge aparecerá e pedirá que o leve de volta para casa. Você pode conversar com ele sobre sua história e o que aconteceu, ou ainda, pode optar por equipar o amuleto, guardá-lo ou até descartá-lo.
Se você questioná-lo sobre a risada, ele revelará que está amaldiçoado. Ao perguntar para onde ele deseja ir, ele lhe dará a informação necessária: leve-o até Wyrm’s Crossing, onde ele deseja reencontrar sua neta, Shirra Clarwen.
Após a obtenção do amuleto, a missão ficará em pausa durante a maior parte do Ato 1 e de todo o Ato 2. Só no Ato 3 é que você chegará a Rivington. Quando chegar, siga pela estrada de terra ao norte do ponto de viagem de Rivington até chegar ao Templo da Mão Aberta, que estará à sua esquerda. No interior do templo, você encontrará a Irmã Yannis. Ao conversar com ela, pergunte sobre Shirra Clarwen e ela informará que Shirra está na cripta sob o templo.
Agora, siga para a parte noroeste do templo, onde encontrará a cozinha. Procure por uma tampa de madeira ornamentada no chão. Ao redor, você encontrará manchas de sangue que indicam sua localização.

Após encontrar a entrada, desça até o porão e siga até uma grande sala com um altar. Passe pela porta à esquerda, onde encontrará quatro sarcófagos.

Nota Importante: Para seguir com essa parte da missão, é necessário estar com o Amuleto Sentiente. Caso tenha vendido o amuleto, você precisará comprá-lo novamente. Se não conseguir ou não lembrar de tê-lo, infelizmente, você não conseguirá completar a missão por essa via.
Examine as placas ao lado dos sarcófagos para descobrir qual deles pertence a Shirra. Ao abrir o sarcófago, você testemunhará uma cena em que o espírito de Shirra se apodera do corpo. Converse com ela, onde você terá várias opções de diálogo. Caso tenha habilidade em Arcana, poderá investigar mais sobre a maldição que a assola.
Após isso, surgem duas opções:
Aceitar a maldição: Ao aceitar, você passará por alguns testes. Se falhar, perderá pontos de Sabedoria (WIS), dependendo da quantidade de falhas. Caso passe em todos os testes, ou se tiver sucesso no teste relacionado ao Illithid, você receberá o feitiço Tasha’s Hideous Laughter.
Recusar a maldição: Se recusar, será necessário lutar contra o espírito. Ele reanimará os outros três corpos na sala, mas não será um grande desafio.
Com isso, a missão chega ao fim, concluindo a jornada de levar o espírito de Shirra até seu corpo.

Veja mais no wikipedia

Mais sobre Baldur's Gate 3