O Bárbaro é uma classe que chama atenção pela força bruta e resistência, mas alguns desafios surgem com o tempo. Um exemplo disso são as luvas Hellrider’s Pride, que concedem Blade Ward, fazendo com que o Bárbaro perca um pouco de seu brilho conforme o jogo avança. Apesar disso, as subclasses podem oferecer alternativas interessantes, dependendo da sua estratégia de jogo.
A grande desvantagem do Berserker é a perda de AB (Ataque Bonificado), o que pode prejudicar bastante o desempenho da classe. Não é uma boa escolha, nem em pen & paper nem no jogo.
Aqui temos algumas boas opções, como a resistência a todo tipo de dano do Urso ou a vantagem que o Lobo dá para a sua equipe. Ambas são boas, mas não são grandes revoluções no jogo.
Embora algumas das magias tenham efeitos realmente interessantes, como recarregar os feitiços dos aliados, a magia selvagem pode ser imprevisível. Nem todos os efeitos são vantajosos, mas ainda assim, vale a pena pela surpresa.
Os Bardos começam um pouco mais devagar, especialmente porque desejam alcançar rapidamente o nível 3 para obter armaduras e aprimorar sua utilidade em combate. Mas, ao longo do tempo, suas habilidades começam a brilhar. No entanto, sua lista de feitiços não muda tanto ao longo do jogo, o que pode ser frustrante. A melhor forma de melhorar sua performance é com multiclasses, como com o Warlock, que ajuda com Eldritch Blast e Devil’s Sight.
A subclasse Lore melhora bastante a lista de feitiços do Bardo desde o início. Ela também torna o Bardo mais versátil, com habilidades de suporte e algumas opções de utilidade. Contudo, a perda de proficiência em armaduras e um ataque extra podem ser desvantagens.
A subclasse Valour coloca o Bardo mais próximo de uma opção de combate corpo a corpo, focando muito em inspiração e apoio aos aliados. No entanto, a subclasse Swords tende a ser mais eficiente, oferecendo mais autonomia para quem gosta de ir para a linha de frente.
A subclasse Swords oferece proficiência em duel wielding, o que significa mais dano com uma arma e a possibilidade de usar um escudo. Combinar o Bardo com o Paladino pode ser uma ótima escolha, já que você ganha a chance de usar seus feitiços em ataques e ainda ter todas as proficiências necessárias. Além disso, usar o estilo de luta com duas armas pode ser interessante, embora inferior a pegar Pal2 e escolher o estilo de defesa.
Os Clérigos são lançadores de feitiços completos, com uma lista de magias bastante sólida, especialmente no início. Embora seu potencial de combate não seja tão forte quanto outras classes, sua utilidade em combate e apoio é imensurável.
Para um dip de 1 nível, o Life Cleric é uma boa escolha, já que oferece proficiência em armaduras pesadas e um canal para cura. Porém, para evoluir mais além desse ponto, há opções melhores.
A maior vantagem do Light Cleric é adicionar Sabedoria aos cantrips, mas, infelizmente, isso não funciona com Eldritch Blast. O Fireball também é bom, mas os Clérigos geralmente têm outras opções mais eficientes de feitiços.
A habilidade de canalizar não é muito eficaz, assim como as magias bônus dessa subclasse. Vale mais a pena simplesmente ignorar essa escolha.
A habilidade de adicionar mais perícias é interessante, mas no final, há outras opções mais vantajosas. Adicionar Sabedoria aos cantrips é útil, mas não o suficiente para ser uma escolha forte.
Com a magia Shillelagh, o Clérigo se torna um bom personagem de combate corpo a corpo, podendo usar tanto magia quanto ataques físicos com a mesma habilidade. Uma ótima opção para quem quer uma mistura de magia e combate direto.
O Tempest Cleric é incrível pela habilidade de causar dano extra com ataques de relâmpago e trovão. Embora não receba muitas magias de tempestade, ainda é uma excelente escolha para dano e controle de campo.
O War Cleric é um verdadeiro apoio, com uma habilidade de canal que aumenta sua chance de acerto em combate. Essa subclasse é ótima para quem quer dar um aumento de dano para a equipe e usar a ação bônus de maneira eficaz.
Os Druidas têm uma abordagem um pouco mais complexa e podem ser desafiadores de se jogar, principalmente devido à dependência de concentração e o fato de que sua habilidade de Wild Shape não se destaca tanto em Baldur’s Gate 3. No entanto, a versatilidade de suas magias e a capacidade de se transformar em animais ainda são interessantes, dependendo do estilo de jogo.
Os Druidas do Círculo da Terra focam em magias de suporte e controle, mas dependem de outras forças para serem realmente eficientes. A ampliação da lista de magias é útil, mas no final, não compensa o foco nas formas animais.
Para quem quer usar Wild Shape como forma de combate, esta subclasse é a melhor opção. Os animais têm uma boa capacidade de dano, mas não são excepcionais.
A subclasse dos Spores é incrível. Além de causar dano adicional com reações, ela pode ressuscitar mortos através de Animate Dead, dando ao Druida uma vantagem significativa em batalhas longas.
Os Guerreiros são conhecidos pela sua robustez e habilidades de combate, com uma boa progressão até o nível 2. Contudo, a escolha da subclasse nem sempre oferece melhorias significativas a partir daí, especialmente quando há multiclassing.
A habilidade de adicionar efeitos extra aos ataques é muito útil, e, no nível 3, você começa a ter acesso a muitas opções interessantes, como Riposte e Trip. Um Guerreiro Battle Master é bom em situações que exigem controle e dano adicional.
A subclasse Champion melhora a chance de acerto crítico, mas não adiciona muitas vantagens após o nível 3. Embora seja bom em combate direto, sua falta de opções de especialização faz dela uma escolha menos interessante.
Sem cantrips de combate corpo a corpo, o Eldritch Knight se torna uma escolha bastante limitada. Existem opções muito melhores, como o Gith, que oferece mais poder e flexibilidade.
Os Monges de Baldur’s Gate 3 não são exatamente o que você espera de um monge tradicional. Para aproveitar ao máximo suas habilidades, é melhor pegar um nível ou dois de Guerreiro, obter armadura pesada e se concentrar em ataques rápidos com Flurry of Blows.
Essa subclasse se destaca pelos danos adicionais em ataques desarmados e a possibilidade de atordoar o inimigo. No entanto, é necessário multiclassing para maximizar seu potencial.
Embora ofereça boas magias, o Way of Shadow ainda deixa a desejar em algumas áreas. Com uma combinação de Shadow Step e habilidades furtivas, é uma boa escolha para quem gosta de se esgueirar pelos campos de batalha.
As magias dessa subclasse são caras e pouco impactantes. É uma escolha fraca em relação às outras opções.
E o conteúdo segue com mais detalhes sobre as subclasses para Paladinos, Rangers, Ladrões, Feiticeiros, Bruxos, Magos e muito mais. Cada classe tem suas peculiaridades, e ao escolher, você deve considerar como seu personagem se encaixará nas necessidades de sua equipe e estilo de jogo!
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