Pandirna é uma Tiefling refugiada que você pode encontrar no Bosque dos Druidas, mas ela não é uma personagem que aparecerá novamente ao longo da história. Se você nunca a ouviu mencionar, é bem possível que tenha passado por ela sem notar. Ela está localizada no lado norte do Bosque dos Druidas, mais especificamente na área conhecida como “The Hollow”. Para encontrá-la, você precisa ir para o norte, onde se encontra a Goblin Sazza, e procurar por uma cabana trancada nas coordenadas 200,575.
Uma alternativa para não precisar forçar a porta
Caso você prefira não gastar tempo tentando arrombar a porta ou destruí-la, existe outra maneira de entrar. Para isso, siga em direção ao norte, onde está a Goblin Sazza, e você encontrará uma trilha que leva para o leste. Siga por essa trilha e, ao contorná-la, você chegará ao fundo da cabana, onde poderá entrar sem precisar de arrombamentos.
Dentro da cabana
Ao entrar, você encontrará Pandirna. Ela está paralisada da cintura para baixo e conta que foi uma certa Auntie Ethel no Mercado dos Mercadores que lhe deu uma poção. No entanto, Ethel havia avisado sobre os efeitos colaterais, mas Pandirna decidiu beber a poção mesmo assim. Aqui, você terá várias opções de diálogo. Caso passe no teste de Persuasão, terá a oportunidade de perguntar mais sobre a poção que ela tomou. Se você for um Ladrão ou um Ranger, pode tentar fazer algumas suposições sobre o que a poção pode ter sido. Já se for um Clérigo e passar no teste de Perspicácia, poderá perceber que ela está em grande sofrimento. Como Clérigo, você pode oferecer ajuda, seja de forma gratuita ou por um preço.
O importante é que, se não for hostil e se mostrar disposto a ajudar, você terá a chance de salvar Pandirna. Para isso, será necessário curá-la de sua paralisia. E como? A resposta está em um feitiço chamado Restaurar Menor.
Usando o feitiço “Restaurar Menor”
Este feitiço é crucial para curar Pandirna, e a personagem Shadowheart já o tem à disposição desde o começo do jogo (basta equipá-lo). No entanto, caso não tenha esse feitiço em sua posse, não se preocupe, pois há outra maneira de obtê-lo sem a necessidade de respeitar seus pontos de habilidade.
Acessando o Amuleto de Silvanus
O Amuleto de Silvanus é um item poderoso que permite ao portador lançar o feitiço Restaurar Menor. Isso é extremamente útil, especialmente se você não tem o feitiço no momento. Além disso, ele pode ser usado para outras situações vantajosas no jogo.
Para encontrar o Amuleto, vá para o sul da área da Poça Sagrada, no Bosque dos Druidas (onde os Druidas estão realizando o Ritual dos Espinhos). Siga por uma ravina até chegar a uma pequena praia. Lá, você verá um único urso parado. O que você precisa fazer agora é mover uma rocha que fica ao norte do urso. Para isso, clique sobre a rocha e arraste-a para longe. Ao fazer isso, você poderá pegar o Amuleto de Silvanus.
Ao pegar o amuleto, basta equipá-lo e, em seguida, usar o feitiço sobre Pandirna para curá-la.
Agora, é só usar o feitiço e ver a paralisia de Pandirna sendo curada com sucesso.
Parabéns! Pandirna está curada!
Com isso, você ajuda uma alma perdida e pode seguir sua jornada com mais um aliado (ou, no caso, um agradecimento silencioso).

Veja mais no wikipedia

Mais sobre Baldur's Gate 3