A jornada começa com Zevlor, que podemos encontrar no Bosque dos Druidas. Se você estiver acompanhando a história, é possível que já tenha ouvido falar da decisão de Kagha, a chefe dos druidas, de expulsar os refugiados do local. Durante sua conversa com Zevlor, ele menciona a ameaça dos goblins e, ao oferecer ajuda, você dará início à missão de erradicar o acampamento deles. Vamos lá, então!
Para começar, viaje até o ponto de viagem rápida em “Emerald Grove Environs”. Se você lembrar, foi aqui que enfrentamos alguns goblins anteriormente, a oeste-noroeste. Siga para o oeste até chegar a uma bifurcação. Continue até encontrar uma ponte. Há bastante saque por aqui, então explore bem os corpos caídos. Em um deles, você encontrará um “Goblin’s Drawing” que revela a existência de três líderes goblins.
Salve o jogo aqui e siga para o oeste, onde encontrará a entrada de uma vila chamada “Blighted Village”. Ao entrar, será atacado por uma horda de goblins, mas, dependendo de sua raça, pode ser possível evitar o conflito. Se você for um dos “tocados pela Absoluta”, não será atacado. Se preferir, pode ir direto ao combate. De qualquer forma, explore a vila rapidamente.
Logo ao entrar, há uma porta trancada à esquerda, que leva ao porão. Se tiver uma chave ou habilidade de arrombamento, entre e explore. Lá, você encontrará barris e baús, além de uma escada que leva até um baú com uma armadilha. Desarme a armadilha e abra o baú para descobrir os “Highcliff’s Blueprints”, que iniciam uma missão paralela. Ao final do porão, você encontrará uma fornalha. A parede do norte pode ser quebrada, revelando um túnel subterrâneo. Caso queira, pode explorar esse local, mas não é o foco por agora.
Volte para fora e siga para uma nova bifurcação, onde encontrará um baú trancado ao lado de uma carroça. Se estiver caçando goblins, os goblins próximos à entrada leste possuem a chave (“Moss-covered Key”). Além disso, há um ponto de viagem rápida bem conveniente por ali!
Ao seguir para o sul, observe a casa à esquerda. Lá, você encontrará três ogros, sendo que, se for um drow, poderá conversar com eles sem precisar de cheques de enganação. Se não for, você terá que fazer a verificação [Deception] para evitar um confronto imediato.
Caso consiga convencê-los, há várias opções, como pagar 500 ou prometer mais dinheiro ([Deception]), ou até mesmo persuadi-los a ajudar dizendo que poderão comer os goblins que matarem ([Persuasion]). Isso culmina no recebimento do “Lump’s War Horn”, um item útil para chamar os ogros para a batalha.
Ao continuar, suba as escadas e siga para o oeste até encontrar um grupo de goblins. Isso ativará uma nova missão paralela: Rescue the Gnome (Resgatar o Gnomo). Complete essa missão para liberar esta parte da vila. A seguir, você encontrará uma pequena estátua quebrada atrás do moinho, que desencadeia uma cena com Shadowheart. A dor em sua mão voltou, e ela tem algo a revelar…
Agora, siga para o norte até encontrar o portão bloqueando seu caminho. Ao abrir a porta, prepare-se para uma surpresa! Você descobrirá que a zona está infestada de goblins. No centro, encontrará um homem chamado Volo, que parece ser um prisioneiro. Converse com ele para iniciar a missão paralela “Rescue Volo” (Resgatar Volo).
Siga para o leste, onde encontrará um novo ponto de viagem rápida. Depois, vá para o norte e entre na fortaleza dos goblins. Quando você interagir com eles, eles perguntarão quem você está procurando, e você poderá escolher entre os três líderes. No final, não importa muito qual resposta escolher, pois você provavelmente acabará com todos eles, a menos que decida se juntar a eles.
Minthara é uma das três líderes dos goblins. Antes de entrar em combate, observe o ambiente. Além de Minthara, há outros goblins e uma esfera chamada Scrying Eye, que invoca reforços. O segredo aqui é destruir a esfera primeiro! Há também um tambor ao lado de Minthara que invoca mais goblins durante a luta. Ao destruir o tambor, você enfrentará um número bem menor de inimigos. Minhas recomendações para o combate:
Após Minthara, dirija-se ao sudoeste para enfrentar Ragzlin, outro dos líderes. Ele está rodeado de goblins, mas se você tiver habilidades de controle, pode facilitar sua vida. Uma boa estratégia é usar Gale novamente, empurrando Ragzlin para o buraco no chão. Isso tornará a luta muito mais fácil, já que ele não poderá atacar você de lá.
Não se esqueça de saquear seu corpo, onde encontrará itens como o “Faithbreaker”, um poderoso martelo de guerra de duas mãos, e outros itens úteis.
Por fim, a última líder é a Priestess Gut, a mais fraca entre os três. Após a morte de Ragzlin, todos os goblins do forte se tornarão hostis. Na luta contra Gut, use as mesmas táticas para reduzir o número de inimigos. Se conseguir, ative as armadilhas de brasas penduradas no teto para causar dano em área. Após derrotá-la, saqueie seu corpo para itens úteis, como mais “Mind Flayer Parasite Specimen” e a “Priestess’ Key”, que abrirá uma porta secreta.
Agora que todos os líderes foram derrotados, é hora de retornar ao Bosque dos Druidas. A chave que você encontrou pode ser usada para abrir uma porta secreta, levando a uma nova missão, mas, se preferir seguir com a história principal, basta usar o ponto de viagem rápida para voltar ao encontro de Zevlor.
Fale com Zevlor e a missão estará concluída. Caso tenha seguido a missão do Druid Halsin junto com essa, você encontrará Zevlor na entrada do bosque, onde ele fará seus agradecimentos e dará os próximos passos.
Com os goblins derrotados e a paz, por ora, restaurada, novas aventuras aguardam!

Veja mais no wikipedia

Mais sobre Baldur's Gate 3