A missão “Desativar o Vigia de Aço” é uma das principais aventuras de Ato 3, sendo iniciada logo após conversar com Gortash. Você também pode obtê-la ao falar com Orin ou ao começar a missão “Vingança dos Ironhands”. Caso os Ironhands tenham sido derrotados, sua única opção será a missão “Salve os Gondianos”. Encontrar os Gnomos Ironhand é a melhor escolha, pois eles revelam a localização da fundição do Vigia de Aço e ainda fornecem uma bomba de pó de runa, essencial para completar a missão. A fundição está localizada na parte sudoeste da cidade.
Para acessar o local, você pode usar uma lockpick para destrancar os portões, com uma rolagem de 20, ou quebrá-los com armas contundentes ou ácido. Não há métodos legais para isso, então, se for flagrado, você enfrentará prisão ou combate.
Lutar contra os Vigias de Aço não é recomendado, pois são inimigos poderosos, com ataques amplos que podem causar Maim (desmembramento) a cada golpe. Além disso, eles detonam ao serem derrotados, o que pode causar grandes danos se você não estiver fora do raio da explosão. Embora eliminar os Vigias torne a exploração mais tranquila, a melhor estratégia é se infiltrar ou avançar com cautela até a entrada leste da fundição.
Ao entrar, você encontrará dois guardas conversando no canto nordeste. Eles não são mortais, mas podem te perceber se você se aproximar com furtividade. Abra as portas grandes próximas e suba as escadas no canto nordeste. Fique escondido e avance com cuidado. Ao atravessar a passarela ou se aproximar do centro da fundição, uma cena será acionada. Dirija-se até a porta no final da passarela e, novamente, use lockpick ou destrua a porta para avançar.
Dentro, você encontrará Zanner Toobin, que oferece uma solução pacífica para a situação. Ele não ficará bem com sua presença a menos que você não seja hostil. Algumas opções de diálogo que funcionam bem são:
Essas opções são apenas exemplos; há várias maneiras de avançar sem precisar recorrer ao combate. Caso siga por esse caminho, você iniciará a missão “Salve os Gondianos”.
Após conversar com Zanner, será necessário descer as escadas próximas e continuar. Se decidir usar a bomba de pó de runa, esteja preparado, pois, ao descer, você será avistado por um Vigia de Aço patrulhando o local. Caso seja pego, o combate será inevitável. Usar ataques de relâmpago contra os Vigias de Aço é uma boa estratégia, mas é fundamental ter feitiços de cura à disposição para tratar personagens Maimed.
A batalha contra os Vigias de Aço pode ser complicada, especialmente quando há vários inimigos em campo. Concentre-se em derrotar primeiro os Vigias e, então, prepare-se para enfrentar o Titan, um Vigia de Aço ainda mais forte que aparecerá no centro da sala. Ele é capaz de lançar mísseis infernais e pode entrar em Modo Defensivo, o que aumenta sua saúde ao curá-lo, tornando a luta ainda mais difícil. Ataques que causem dano de 22 ou mais são essenciais para derrotá-lo enquanto ele estiver em Modo Defensivo.
Quando sua saúde estiver baixa, o Titan se autodestruirá, assim como os outros Vigias. Você terá um tempo extra para fugir, mas não se arrisque muito perto do centro da explosão.
Após derrotar o Titan, dirija-se ao Neural Switchboard a nordeste e use a bomba para destruir a fundição. Uma cena será disparada, e você poderá decidir o destino de Wulbren, o último Gondiano. Há uma opção de Persuasão ou Intimidação para poupar Wulbren, mas, caso falhe, o combate será a única opção.
Se você optar por salvar os Gondianos, tenha cuidado ao descer as escadas. Use Invisibilidade ou se esconda, pois, caso contrário, você terá que enfrentar todos os inimigos, incluindo os Gondianos. Se apenas um personagem puder usar invisibilidade, separe-o dos outros e mova-se rapidamente.
Na parte oeste da sala, há uma porta grande com uma escada que leva a um corredor superior. Suba e busque o documento “Vessel Identified”, que revela que os Gondianos estão presos no navio Iron Throne. Ao sair da fundição, dirija-se para o Iron Throne, localizado na seção sul central da Lower City.
No Flymm’s Cargo, entre pela porta da esquerda e use lockpick para abrir. Dentro, você enfrentará alguns Wargs, mas eles não são difíceis de derrotar. Procure ao norte da sala por caixas que cobrem uma escotilha para o subsolo. Remova as caixas para acessar o porão.
Ao descer, siga para o centro onde encontrará Redhammer, o Devisor, que guarda um submarino. Para obter acesso aos prisioneiros, você precisará passar em testes de Decepção ou Intimidação. Se falhar, será necessário pagar 1000 de ouro ou passar no teste de Intimidação para seguir em frente. Caso prefira, pode enfrentar Redhammer em combate.
Este local é uma visita única. Uma vez que você saia, não poderá retornar, o que torna importante cumprir missões secundárias antes de seguir em frente, como as missões de Wyll e Omeluum. Wyll está lá, mas você precisa ter assistido à ordenação, conversado com Duke Ravengard e resolvido sua missão para poder encontrá-lo no Iron Throne. Além disso, Omeluum, o Mind Flayer, também está preso lá e deve ser resgatado.
Antes de descer ao Iron Throne, prepare-se bem, pois o tempo é limitado. Dependendo da dificuldade, você terá:
Se possível, escolha Explorer, pois mais turnos facilitam a sobrevivência dos prisioneiros. Tenha feitiços de Invisibilidade e poções de Velocidade, que aumentam seu movimento e ações. Usar Porta Dimensional também é muito útil para mover os prisioneiros para mais perto da saída.
Ao entrar, invisibilize sua equipe e avance rapidamente. Use a Poção de Velocidade para dobrar seus movimentos. Envie dois membros para o Duke Ravengard, sendo ideal que um deles seja um bom curandeiro. Após libertá-lo, você terá que correr para a saída enquanto Mizora tenta matá-lo, invocando inimigos. Derrote-os e continue correndo para o submarino.
Enquanto isso, envie outro personagem para resgatar Omeluum. Ao libertá-lo, você obterá o controle dele, e ele pode usar a habilidade Teleportar para o Submarino, facilitando o retorno rápido.
Ao final, use Porta Dimensional para transportar os prisioneiros para o submarino rapidamente. Fique atento à luta contra os Sahaugins, que aparecem com o tempo. Não perca tempo enfrentando todos, pois a missão tem um limite de turnos.
Depois de salvar os prisioneiros, retorne à fundição e ajude Zanner a liderar a revolta dos Gondianos. Lembre-se de protegê-lo, pois ele é vulnerável. A batalha contra os Steel Watchers será desafiadora, especialmente quando houver muitos inimigos ao redor. Concentre-se nos Vigias de Aço e avance lentamente.
Se tiver dificuldades, procure pelo Controle de Nível Key e obtenha a Specimen Parasite do Mind Flayer antes de prosseguir. Ao final da batalha, você terá que decidir entre matar ou libertar os Gondianos ou os Ironhands, com base em suas ações anteriores.
Isso concluirá a missão e desativará a fundição do Vigia de Aço, permitindo que você enfrente Gortash diretamente.

Veja mais no wikipedia

Mais sobre Baldur's Gate 3