A missão “Destruir o Cérebro Ancião” é a grande batalha final de Baldur’s Gate 3. Para chegar a esse ponto, você precisa ter completado as missões “Obtenha a Pedra de Nether de Gortash” e “Obtenha a Pedra de Nether de Orin”. Como alternativa, você pode completar “Considere o Acordo de Gortash” após pegar a Pedra de Nether de Orin.
Após isso, volte ao Ponto de Controle das Ruínas da Cidade Inferior, como se estivesse indo lutar contra Orin. Quando o caminho se dividir para o norte e o leste, siga para o norte, entrando em um pequeno edifício de pedra. Continue até o final do cais, onde você encontrará uma pequena embarcação chamada Skiff. Ao usar a Skiff, você desbloqueia o Ponto de Controle do Cais do Poço Morfico, facilitando o retorno ao local.
Agora, para continuar, é essencial ter as três Pedras de Nether em seu poder. Você pode decidir coletá-las para si ou formar uma aliança com Gortash. Este é o Ponto Sem Retorno – uma vez que você embarque na Skiff, não poderá mais voltar para completar outras missões. Além disso, os Descansos Longos ficam bloqueados, e você não pode trocar de personagens, podendo apenas fazer até dois Descansos Curtos. No entanto, existem outras formas de cura disponíveis.
Chegando ao Cérebro Ancião
Ao chegar, siga o caminho até as Rochas Escarpadas. Os Devoradores de Intelecto vão lhe indicar a direção correta, então não se preocupe com os desvios – todos levam ao mesmo destino. Quando chegar a algumas poças verdes, você será emboscado por mais Devoradores de Intelecto, que você pode detectar com um teste de Percepção. Esses inimigos são relativamente fáceis, mas a grande dificuldade vem com o número deles. Duas ondas de inimigos surgirão. Eles também contarão com Gluttons de Intelecto, que explodem em Ácido, causando dano a você e aos outros inimigos, o que pode ser tanto uma vantagem quanto um risco. Após vencer a batalha, continue o caminho até alcançar as pontes. Se você formou alguma aliança, seus aliados estarão aguardando do outro lado da segunda ponte. Converse com eles antes de seguir em frente.
Para quem coletou as três Pedras de Nether, basta seguir o caminho e você enfrentará o Cérebro Ancião. Alguns testes de habilidade vão ser necessários durante a confrontação. O primeiro será 20, seguido de 25 e 30. O teste final será 99, praticamente impossível de passar sem um 20 natural.
Buscando Outra Forma de Vitória
Após falhar no primeiro teste, você será transportado para o Plano Astral. Ali, será possível saltar até o crânio, onde você encontrará o Imperador. Aqui, você tem três opções de ação:
A primeira opção só é viável se você resistiu até aqui em se tornar um Ilithid. A segunda escolha é o caminho padrão caso você não tenha aceitado o acordo com Raphael. A terceira opção se torna disponível apenas se você ajudou Kith’rak Voss e aceitou o acordo com Raphael.
Independentemente da escolha, você será transportado de volta para discutir com sua equipe. Se Lae’zel estiver no seu grupo, ela se opõe a matar Orpheus, mas um teste de Insight pode convencê-la a aceitar, caso você opte por deixar Orpheus ser assimilado. Se você falhar, ou insistir, Lae’zel se tornará hostil. Caso tenha se recusado a trabalhar com o Imperador e não tenha aceitado o acordo de Raphael, ele aparecerá oferecendo a Martelo Orphic como uma tentativa desesperada. Recuse-o aqui, e será Game Over.
Chegando ao Cérebro Ancião
Siga o Imperador ou Orpheus através do portal e siga o caminho à frente. Se Orpheus foi assimilado, Voss irá confrontá-lo. Um teste de Persuasão ou Enganação com dificuldade de 30 pode convencer Voss a se aliar, mas se falhar, será necessário lutar. Voss é o inimigo mais forte, podendo atacar várias vezes com dano psíquico, enquanto os outros Githyanki não são tão poderosos. Se Voss cair primeiro, o restante dos inimigos será mais fácil de derrotar.
Avance até uma sala onde seus aliados irão lutar ao seu lado. Continue o caminho, subindo as escadas, onde uma cena será exibida. Caso passe um teste de Persuasão, Intimidação ou Força com 20, os guardas irão se juntar à batalha. Há também um módulo de Restaurar ao lado, se precisar de cura.
A batalha final
Continue avançando e será atacado por adoradores de Absolute. Embora eles pareçam numerosos, muitos não são grandes ameaças. Cuidado com os Mind Flayers, mas o Imperador ou Orpheus podem ajudar a equilibrar as coisas. Muitos inimigos estarão em cima de um balcão, e o Imperador pode usar telecinesia para jogá-los no chão.
Se necessário, retire-se para o oeste, onde uma escada permite alcançar os andares superiores. Isso forçará mais inimigos a virem até você, impedindo que eles usem o ambiente a seu favor.
Subindo para o topo
Continue pelo caminho, indo para o leste no seu mapa e abra as portas no topo da escada. Quando avistar o Cérebro, tome um dos caminhos disponíveis e suba até o topo. Uma cena irá ocorrer e, de repente, um navio Nautilus aparecerá. Evite suas bombas quando a zona de dano aparecer para não sofrer danos pesados.
O desafio aqui é que reforços inimigos vão surgir constantemente, e não será possível derrotá-los todos. Concentre-se em eliminar os Mind Flayers rapidamente e continue correndo. Esteja sempre atento a locais onde você possa saltar, caso esteja preso. Use Dash quando houver um caminho livre.
Quando você se aproximar do fim, verá as Portas de Ferro Dupla no topo. Só um membro do grupo precisa abrir a porta, enquanto os outros podem ficar para trás. Após a cena, todos serão teleportados perto do Cérebro Ancião.
Há um módulo de Restaurar próximo, caso precise curar-se. Aproveite esse momento para garantir que tudo está pronto antes de interagir com o Cérebro Ancião.
A luta final contra o Cérebro Ancião
Agora, ao escalar o Cérebro Ancião, você iniciará a batalha final. O objetivo é chegar até a coroa do Netherbrain, mas uma Dragão Vermelho aparecerá no meio do caminho, junto com inimigos que possuem contra-ataques específicos para cada classe do seu grupo. Além disso, Arcanistas Illithids protegerão a coroa do Netherbrain.
Lembre-se de que não é necessário derrotar todos os inimigos. O foco é levar quem está com as Pedras de Nether até a coroa para lançar o feitiço Karsus’ Compulsion. O responsável pelo feitiço será a pessoa que recebeu as Pedras de Nether. Quando o feitiço for lançado, o conjurador ficará vulnerável, por isso, seus aliados precisam protegê-lo até que a magia seja completada.
Destruindo o Netherbrain
Após a conclusão do feitiço, uma cena será exibida e um portal se abrirá. Agora, você enfrentará a Vontade Inquebrantável do Netherbrain, que utilizará o Orbe de Negação para aniquilar tudo em uma área específica. Atacar o Netherbrain também liberará ondas de dano psíquico, mas isso ocorre apenas uma vez por rodada de combate.
Apenas o conjurador entra no portal, então todos os outros membros do grupo devem seguir até lá manualmente. Evite qualquer área afetada pelo Orbe de Negação, pulando se necessário. Concentre seus ataques no Netherbrain e continue mantendo seus aliados vivos o máximo possível. Quando o Netherbrain cair, a batalha chega ao fim e você terá a escolha de destruir ou controlar o Netherbrain para si mesmo.
Se optar por destruir o Netherbrain, você verá o final padrão de Baldur’s Gate 3, com um epílogo que reflete as escolhas que fez ao longo da jornada.

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