1. Encontre o esconderijo do gnomo profundo
Essa parte pode ser bem frustrante, pois eu levei muito tempo para encontrar o local certo. Felizmente, você não vai precisar perder horas de procura como eu! O primeiro passo é viajar rapidamente até o ponto de referência ao norte da área central de Grymforge, onde você encontrará o Sargento Thrinn. Ao chegar, siga para o leste e desça as escadas. Depois, vá para o nordeste, ao redor de um pilar, e você verá alguns gnomos profundos mortos, com Duergar chutando seus corpos para a água antes que eles comecem a feder.
Aproxime-se deles e, quando tiver a oportunidade, pergunte se eles verificaram se havia algo de valor entre os corpos. Eles vão responder que não, já que são apenas gnomos profundos. Nesse momento, você fará um teste de [Percepção]. Se passar, terá duas novas opções de diálogo. Se optar por [Truque de Mão], você conseguirá pegar um item que está ao lado de um dos cadáveres. Já a opção de [Enganação] vai fazer com que os Duergar se afastem, permitindo que você faça o saque dos corpos. Embora ambas as opções funcionem, o mais recomendado é a segunda, já que, ao passar no teste, você conseguirá (ou poderá pegar) o “Fetiche de Callarduran Smoothhands”, um item que, quando equipado, permitirá que você use a magia Invisibilidade. Muito útil!
Após isso, abra as grandes portas duplas usando a habilidade de arrombamento e entre na sala que parece vazia. Vá até o canto nordeste da sala e, se passar em outro teste de [Percepção], você encontrará um botão escondido que abre uma porta próxima. Ao atravessar essa porta, você encontrará outra porta no final do corredor. Abra-a, salve seu progresso e prepare-se para um combate contra 3 Jellies (geleias). Esses inimigos são bem fáceis de derrotar, pois eles só atacam com ácido. São irritantes, mas não oferecem grande dificuldade.
Depois de vencer a luta, suba as escadas. Antes de seguir em frente, olhe para o lado esquerdo, onde há um baú, mas com pouco ou nenhum item interessante. Continue seguindo o caminho que segue para o nordeste e você terá que pular uma lacuna. Faça isso e suba a ladeira até encontrar uma porta grande.
Ao lado da porta, à esquerda, há uma saliência que você pode usar para saltar e evitar a necessidade de arrombar a porta. Caso você não tenha força o suficiente para fazer o salto, use a habilidade de arrombamento para abrir a porta.
Dentro dessa sala, você encontrará Philomeen, a gnoma que fugiu com o Smokepowder (pó de pólvora). Quando começar a conversar com ela, surgirão várias opções de teste que, se forem bem-sucedidas, irão levar à mesma conclusão: Philomeen vai baixar a guarda. No final, você pode explicar por que precisa dela, e ela oferecerá uma garrafa de pó de pólvora em troca de sua liberdade. Esse pó parece ser o suficiente para destruir os escombros. A escolha é sua: aceitar ou recusar a proposta. Se aceitar, você receberá a “Vial de Runepowder” (garrafa de pó rúnico) e Philomeen fugirá.
2. Tente limpar o desabamento
Com o frasco em mãos, volte para o local onde o desabamento bloqueia a passagem. Jogue o frasco contra os escombros e espere que todos saiam de perto. Em seguida, atire uma flecha ou use magia para fazer o frasco explodir, causando a destruição dos escombros e finalizando a missão.
Essa missão pode ser um pouco complicada em alguns momentos, mas com um pouco de paciência e atenção aos detalhes, você vai conseguir completá-la sem grandes problemas!