A missão O Elfo Pálido é uma das quests de companheiro de Astarion e começa caso você escolha viajar com ele durante a busca por uma cura. Assim que Astarion aprovar a sua companhia, uma cena especial será desencadeada após um descanso longo. Nesse momento, você terá a oportunidade de aprender mais sobre a condição de Astarion, o que pode ajudar a ganhar a confiança dele. Também existe a opção de realizar um teste de sabedoria (Ilithid) para descobrir mais sobre ele.
Se você quiser aprender a verdade sobre Astarion, pode fazer um teste de Sabedoria (Ilithid) com dificuldade 2. Caso tenha sucesso, você conseguirá saber mais sobre sua história, mas isso também levará Astarion a deixar permanentemente o grupo. No entanto, Astarion valoriza a confiança, especialmente se você seguir a conversa com uma oferta de sangue.
Se você não conseguir impedir que ele continue, poderá dar a ele mais uma chance, mas cuidado: caso aceite a oferta de sangue pela segunda vez, seu personagem morrerá. Se você falhar em convencê-lo a parar no primeiro momento, terá que passar por um teste de Persuasão mais difícil (dificuldade 15). Se falhar novamente, seu personagem morrerá. E se você atacar Astarion a qualquer momento, será um teste de Força, com o resultado sendo a morte de Astarion ou ele sobrevivendo e deixando o grupo para sempre. Caso decida atacá-lo, Astarion irá embora permanentemente, finalizando a quest dele.
Outra maneira de finalizar a missão de Astarion é mandá-lo embora do grupo. Caso aceite Astarion, converse com ele após o descanso longo para aprender mais sobre o seu passado. Durante essa conversa, você também poderá discutir com seus companheiros sobre a confiança em Astarion. Gale e Wyll, no entanto, não aprovam essa confiança. Caso Astarion tenha bebido seu sangue, seu personagem ficará com o status Sem Sangue.
Gandrel é um caçador de monstros que tem relação com Astarion, e você pode encontrá-lo fora da casa da Tia Ethel, no Riverside Teahouse, ao sul da Vila Corrompida, no Ato 1. A partir desse ponto de referência, siga para o oeste e depois para o sul, onde encontrará Gandrel. Ele está à procura de Astarion e tem algumas informações que podem ser úteis.
Você pode encontrar Gandrel tanto com Astarion no seu grupo quanto sem ele. Se Astarion não estiver presente, você pode mencionar que conhece Astarion, o que permitirá que você decida se vai revelar a localização do acampamento dele, solidificando ou não sua amizade com Astarion. Se decidir informar a localização de Astarion, ele irá embora para sempre após um descanso longo, encerrando sua missão.
Se Astarion estiver no seu grupo, você pode optar por fingir que não conhece Astarion (o que vai gerar aqueles olhares desconfiados dele), ou pode entregá-lo diretamente a Gandrel. Se você optar por lutar contra Gandrel, ele irá desaprovar a sua decisão de traí-lo. Se o matar, poderá pegar o Arco de Aspiração de Gandrel, um arco de 5-14 de dano que concede vantagem contra inimigos monstros.
Após a última interação com Gandrel, siga avançando na história até chegar à Terra das Sombras Malditas no Ato 2. Aqui, você precisará conversar com Raphael, que pode ser encontrado em dois locais. O primeiro deles é na Última Luz, uma taverna obrigatória para o avanço da missão principal. Quando chegar lá, entre na taverna e encontrará Raphael jogando xadrez com a Tiefling Mol.
Se não tiver conversado com ele na Última Luz, você será obrigado a encontrá-lo durante a missão principal Encontrar o Relíquia de Ketheric Thorm, quando for até o Mausoléu Thorm, ao norte das Torres da Lua. Antes de entrar, Raphael aparecerá e conversará com você. Se Astarion estiver no grupo, ele perguntará a Raphael sobre as cicatrizes nas costas de Astarion. Raphael promete contar a história, mas somente se você fizer algo por ele em troca.
Independentemente de quando você converse com Raphael, essa interação desbloqueará uma nova missão secundária: Matar o Antigo Inimigo de Raphael. Complete essa missão e Raphael revelará o significado das cicatrizes.
Após concluir as interações anteriores, continue avançando no jogo até chegar ao Ato 3. Neste ponto, os Vampiros Spawns começarão a atacá-lo durante os descansos longos, iniciando uma nova missão relacionada ao fim da história de Astarion. Caso esses ataques não ocorram, há outra maneira de iniciar a missão, basta seguir o link abaixo para mais detalhes. Após concluir essa missão, a história de Astarion chegará ao fim. Parabéns!
Finalmente, se você estiver curioso sobre o próximo passo da missão, deve investigar o Palácio de Cazador, onde novos segredos e desafios aguardam.