Poderes Illithid: Habilidades Especiais das Classes
Em Baldur’s Gate 3, os Illithids são seres psíquicos e suas habilidades oferecem vantagens únicas para os aventureiros que as conquistam. Cada classe pode obter um poder distinto, e eles são desbloqueados conforme você avança na história, mais especificamente no Capítulo 1. Abaixo, você encontrará uma lista detalhada dessas habilidades, suas descrições, efeitos e condições para usá-las.
Nota importante: O poder Repulsor é obtido ao contar a Omeluum sobre o parasita que você encontrou. Qualquer membro do seu grupo, independentemente da classe, pode adquirí-lo.
Transforme-se magicamente na forma de um devorador de intelecto, uma criatura psíquica que pode causar dano mental aos inimigos. Sua nova forma possui 21 pontos de vida e pode ser usada para atrair a atenção de inimigos ou causar danos psíquicos.
Enquanto estiver em fúria, você causa 1d4 de dano adicional com ataques de arma, mas também sofre 1d4 de dano a cada turno. Esse poder evita que sua fúria termine prematuramente, mantendo sua raiva viva por mais tempo.
Carregue-se para frente e empurre todas as criaturas e objetos em seu caminho a uma distância de 4 metros. Esse poder permite que você limpe rapidamente uma área e se movimente sem ser interrompido por obstáculos.
Crie uma nuvem de escuridão mágica ao seu redor e imediatamente tente se esconder. As criaturas dentro da névoa ficam fortemente obscurecidas e cegas. Além disso, elas não podem realizar ataques à distância nem para dentro nem para fora dessa escuridão.
Puxe uma criatura ou objeto em sua direção, trazendo-os para perto de você. Uma habilidade útil para controlar o campo de batalha e neutralizar inimigos distantes.
Um casco protetor se forma ao seu redor, refletindo quaisquer projéteis direcionados a você de volta ao seu ponto de origem. Isso não afeta criaturas que não dependem da visão ou aquelas que podem ver através de ilusões.
Canalize o poder absoluto, empurrando todas as criaturas e objetos dentro de um raio de 6 metros para longe de você e causando 2d6 de dano de Força. O ataque pode ser realizado com um teste de Força, e essa habilidade também ativa o Action Surge.
Conecte-se a um ser maior e use esse vínculo para se teletransportar até outra criatura infectada, compartilhando sua conexão psíquica.
Infunda uma criatura com força psíquica. Se ela atingir 0 de HP, ao invés de cair inconsciente, ela recupera 3d4 de pontos de vida, sobrevivendo para lutar mais uma vez.
Liberte a magia Eldritch que existe dentro de você e aterrorize uma criatura com seus poderes distorcidos. Você recupera 2 Pontos de Feitiçaria e pode causar 1d4 de dano psíquico por 3 turnos consecutivos.
Invada a mente de um inimigo e desestabilize suas defesas psíquicas, reduzindo sua Classe de Armadura (AC) em 1, tornando-o mais vulnerável a ataques.
Afunde seus inimigos em um medo esmagador de falha. Eles recebem desvantagem em testes de ataque e sofrem dano toda vez que erram um ataque. O medo desaparece caso o inimigo tenha sucesso em seu ataque.
Esses poderes especiais são apenas algumas das muitas habilidades psíquicas que você pode acessar ao longo de sua jornada em Baldur’s Gate 3. Cada um oferece uma nova maneira de interagir com o mundo e com os inimigos, permitindo que você personalize ainda mais a experiência do jogo conforme o estilo da sua classe.

Veja mais no wikipedia

Mais sobre Baldur's Gate 3