Para iniciar essa missão, você precisará se aproximar de um grupo de goblins que está localizado no lado noroeste da Blighted Village (A Vila Devastada). Ao se aproximar, uma cena será acionada, e você terá a oportunidade de conversar com Fezzerk, um dos goblins. Caso você seja um drow, pode usar sua afinidade com eles para evitar o combate. Se você passar em qualquer teste de habilidade durante a conversa, conseguirá resolver a situação pacificamente, mas o combate ainda será uma opção, caso você prefira.
Há duas maneiras de conduzir essa conversa:
Caso você tenha o feitiço Detect Thoughts ou um pergaminho para usá-lo, pode usá-lo durante a conversa para acessar os pensamentos de Fezzerk e evitar a negociação, conseguindo que os goblins deixem o local sem maiores problemas.
Se você conseguir resolver a situação pacificamente e evitar o combate, Gale ficará feliz com o desfecho, embora ainda seja necessário derrotar os goblins para completar a missão.
Além disso, se você usar Detect Thoughts ou um pergaminho com essa magia, pode ouvir os pensamentos de Fezzerk e identificar suas dúvidas, o que pode ser uma boa oportunidade para evitar o confronto.
Se o combate for inevitável, a luta contra os goblins pode parecer intimidante por conta dos números deles, mas com boas estratégias você consegue superá-los. Use ataques em área para diminuir o número de inimigos e concentre-se nos goblins mais fracos primeiro. Deixe os Worgs (lobos) para o final, pois eles têm mais saúde. Depois, foque nos goblins mais fortes para acabar com eles de forma eficaz.
Depois que os goblins se forem ou forem derrotados, é hora de parar o moinho de vento para resgatar o gnomo. Entre no moinho e suba a escada para encontrar vários itens de goblins, que você pode pesquisar. Desça da escada e procure perto das engrenagens. Você verá uma alavanca chamada Brake Lever (Alavanca de Freio). Ao puxá-la, o moinho será parado e o gnomo será libertado.
Caso você seja bom em Stealth (furtividade), pode tentar se esgueirar ao redor dos goblins e parar o moinho sem ser notado. No entanto, isso pode alertar Fezzerk, o que geralmente leva a uma luta.
Ao conversar com Barcus Wroot, há a opção de pedir uma compensação. Se você pedir, Shadowheart aprovará a decisão. Caso recuse, Gale e Wyll ficarão satisfeitos com sua postura. Após conversar com Barcus, a missão será concluída. Se Wyll estiver no seu grupo, ele ganhará um ponto de Inspiração como bônus.
Por fim, ao redor do moinho, você pode encontrar uma Wooden Hatch (Escotilha de Madeira) que leva a um túnel subterrâneo. Lá, você encontrará uma Heavy Backpack (Mochila Pesada), que pertence a Barcus, além de outros itens que podem ser explorados.

Veja mais no wikipedia

Mais sobre Baldur's Gate 3