A missão “Avenge the Drowned” em Baldur’s Gate 3 é uma das muitas aventuras que você pode começar no Ato 3, e ela traz uma série de reviravoltas emocionantes e decisões difíceis. Para iniciar, você precisará se dirigir até a “Casa da Rainha das Águas”, localizada no canto sudoeste da Cidade Baixa. Ao chegar lá, siga para a parte sul da área, onde você encontrará Flood Tide Allandra Grey, uma figura importante para o começo dessa jornada. Converse com ela para dar início à missão.
Quando você começar o diálogo, Allandra lhe contará sobre a morte de um dos seus, e logo em seguida, pedirá um tributo. Você terá algumas opções para esse tributo: pode oferecer 500 de Ouro, uma oração ou até mesmo a sua arma. Independentemente do que escolher, o resultado será o mesmo: você se comprometerá a investigar a morte e descobrir quem ou o que causou esse assassinato. Parece uma boa oportunidade para atuar como investigador, não é?
Antes de partir, se você possuir a magia “Falar com os Mortos”, vale a pena usá-la na falecida sereia chamada Holli. Ela lhe contará sobre um “sangue negro”, o que será uma pista importante para a investigação.
Em seguida, viaje rapidamente para o ponto de viagem ao norte (Cais de Grey Harbour) e, ao chegar, procure pelo marinheiro vestido de azul que está limpando o chão. Ele se chama Gowlan e, ao conversar com ele, você descobrirá que há óleo por toda a parte. Esse é o “sangue negro” de que Holli falou! Ao perguntar mais sobre a morte da serva das ondas, Gowlan menciona que algo grande está se movendo sob a água. Fique atento a essa informação!
Agora, é hora de investigar mais a fundo. Abra seu mapa e localize o objetivo a leste, logo do outro lado da água. Quando chegar ao local, você encontrará uma porta trancada. Abra-a e prepare-se para enfrentar vários Worgs. Eles são fracos (nível 2), então use ataques de área (AOE) para derrotá-los rapidamente. Depois de eliminar os Worgs, entre na casa de água e procure no canto noroeste por uma armadilha no chão, que leva a um porão. O local está coberto por barris, então é fácil passar despercebido.
Desça até o porão e siga para o sul, ignorando um desvio no túnel. Você encontrará uma grande sala com uma ponte e um único anão. Converse com ele, e logo você verá que há um submarino ali. O anão se chama Redhammer, e durante a conversa ele revelará algo sobre os Gondianos, que estão localizados no Trono de Ferro. A partir daqui, você tem duas opções de como seguir a missão, e as consequências são bem diferentes.
Você pode pedir para Redhammer levá-lo ao Trono de Ferro, ou até mesmo matar o anão, caso opte por seguir o desejo das sereias. Se você decidir levar o anão até o Trono de Ferro, ao retornar, as sereias irão confrontá-lo. Elas exigirão que você entregue Redhammer a elas. Se você ceder, a missão seguirá normalmente, mas se recusar, você terá que enfrentar e derrotar as sereias.
Se você preferir não se preocupar com Redhammer, pode simplesmente matá-lo. Caso tenha magias ou ataques que empurrem inimigos, pode lançá-lo na água, fazendo com que ele morra imediatamente. Se não, basta derrotá-lo de forma convencional. Lembre-se de que você estará enfrentando apenas um anão contra quatro inimigos.
As recompensas variam dependendo de suas escolhas:
Se você matar Redhammer:
Se você lutar contra as sereias:
Como você pode ver, a recompensa por matar Redhammer é significativamente melhor, especialmente se você estiver utilizando personagens que se beneficiam de armaduras de “Roupas”. Com isso, você pode escolher o caminho que melhor se encaixa no seu estilo de jogo e aproveitar as recompensas exclusivas de cada decisão.

Veja mais no wikipedia

Mais sobre Baldur's Gate 3