Avenge the Hag Survivors é uma missão secundária em Baldur’s Gate 3, que se inicia no Ato 3. Para ativá-la, é necessário primeiro completar a missão Help the Hag Survivors, que serve como preparação para os eventos seguintes. O objetivo central dessa missão é lidar com a bruxa (a “hag”), mas ela também abre portas para uma outra trama, com objetivos semelhantes. Apesar disso, o que você verá no seu diário de missões pode não ser exatamente igual ao que será descrito a seguir.
Antes de sair da casa dos sobreviventes, Old Garlow’s Place, onde estão abrigados, não se esqueça de verificar o cofre na parte de trás, conforme a Mayrina mencionou na missão anterior. Dentro do cofre, você encontrará o Tear-Stained Journal, as Ashes of Dried Fey Flower e o A Hunter’s Guide to Hags. Esses itens são cruciais para criar o Hag’s Bane, que será necessário para lidar com a bruxa.
Agora, para dar sequência à missão, siga para o Basilisk Gate, localizado no acesso leste da Lower City, logo ao norte do ponto de teletransporte. Quando chegar lá, vá para o norte até encontrar uma área que parece um campo de treinamento. Entre pela porta à direita e você encontrará Lora conversando com um Flaming Fist. Eles estão discutindo sobre o desaparecimento de sua filha, mas há algo estranho com o Flaming Fist. Fale com Lora e ela mencionará o Blushing Mermaid, o que te dá uma pista sobre onde investigar a seguir.
Agora, você precisa ir até o Blushing Mermaid, localizado na parte oeste da Lower City, ao noroeste de Old Garlow. O local é fácil de encontrar por causa do grande barco que sai da construção. Antes de seguir para lá, no entanto, é preciso criar o Hag’s Bane. Abra a aba de alquimia (pressionando “H”) e procure pelo item Hag’s Bane em “Granadas”. Para criá-lo, você precisará de dois itens: o Ashes of Dried Fey Flower, que você já pegou, e qualquer essência.
Essências podem ser extraídas de itens que você tenha no inventário, mas atenção: para extrair uma essência, você precisa de 3 itens iguais. Vale lembrar que nem todos os ingredientes podem ser usados para extrair essências. Quando passar o cursor sobre um ingrediente, se for possível usá-lo para extrair essência, verá a opção “combine 3 desses itens para extrair a essência”. Se você não tiver ingredientes suficientes, há um lugar fácil de conseguir:
Dica: Viaje até o ponto de teletransporte “South Span of Wyrm’s Crossing” em Rivington, siga para o norte até Lower City. No ponto de coordenadas x:-5, y:152, você encontrará uma escada que leva a uma loja de alquimia. Lá, compre 3 Swarming Toadstool e extraia a essência.
Após fazer o Hag’s Bane, vá para o Blushing Mermaid e converse com o bartender. Ao mencionar a menina desaparecida, ele ficará nervoso e te contará que “Captain Grisly” a expulsou do bar. Siga para o andar de cima e fale com Captain Grisly.
Ao conversar com Grisly, ela revelará que, na verdade, Lora está “louca” e que a história toda é um engano. Durante a conversa, Grisly oferecerá 3000 de ouro para você matar Lora, mas atenção: Grisly é, na verdade, a bruxa do Ato 1. Se você aceitar a oferta, além do ouro, a bruxa ajudará na luta contra o Absolute no final do jogo. No entanto, se decidir seguir pelo caminho “bom”, Lora será salva e a bruxa não te ajudará no final. A escolha é sua!
Caso recuse a oferta de Grisly, ela fugirá e você terá que lidar com 6 minions dela. Esses inimigos não são tão fortes, mas podem ser irritantes. Recomenda-se usar magias de área para causar dano em múltiplos inimigos ao mesmo tempo. Além disso, é bom focar em derrubar um inimigo de cada vez para reduzir rapidamente o número de adversários.
Os minions usam facas e têm uma chance alta de causar sangramento, o que adiciona dano progressivo até que o efeito seja curado. Além disso, eles podem lançar um ataque físico onde se jogam no personagem, causando dano e uma alta chance de derrubar o alvo.
Após a luta, desça até o bar novamente e entre pela porta ao lado, no Cellar. Aqui, suba nas barris grandes e passe por um teste de percepção. Se conseguir, o caminho secreto será revelado. Caso não consiga, basta atravessar a parede para entrar em uma sala secreta. Dentro, você verá mais marionetes da Ethel. Você pode evitar a luta caso queira, simplesmente indo à esquerda e desativando as armadilhas na porta de madeira, caso tenha ferramentas para isso.
Após isso, você poderá abrir uma porta secreta e seguir para um outro andar onde se preparará para a luta contra a Ethel. Prepare-se, essa batalha será difícil.
A luta contra a Ethel é uma das mais desafiadoras do jogo. Ao começar, ela invocará 4 minions e criará 3 cópias de si mesma. Além disso, há cogumelos no campo que a mantêm viva. Para derrotá-la, você deve destruir os cogumelos primeiro, pois enquanto eles estiverem intactos, Ethel será praticamente imortal.
As cópias de Ethel são invisíveis e desaparecerão com um golpe. Use magias que revelem invisibilidade ou simplesmente ataque com magias de área como Fireball ou Ice Storm, que ajudam a revelar sua posição.
Os minions não são tão ameaçadores, mas a verdadeira preocupação é o “Mask of Vengeance”, um inimigo que pode atacar duas vezes e contra-atacar todos os ataques corpo a corpo. Para lidar com ele, use personagens com armas de longo alcance, como uma machadinha de duas mãos, para evitar o contra-ataque.
Ethel também usa magias poderosas como Insect Plague, que causa dano contínuo e dificulta o movimento, e Ray of Sickness, que pode envenenar os personagens e espalhar o veneno para outros membros do grupo.
A chave para a vitória é destruir os cogumelos primeiro, focar nas cópias de Ethel e, só então, atacar a bruxa. Quando ela for derrotada, uma cena mostrará a pequena Vanra sendo libertada. Ela fugirá para segurança, e você poderá continuar com a missão.
Depois da luta, volte para a casa de Lora, que está ao leste do Blushing Mermaid. Lá, converse com Lora, que agradecerá e te dará dois itens valiosos: o Amulet of Windrider e o Duellist’s Prerogative (uma rapieira excelente). Esta rapieira é ideal para personagens como Wyll, ou até mesmo seu próprio personagem se tiver habilidade com rapiers.
Por fim, com Vanra segura, vá até Old Garlow’s Place e fale com os sobreviventes. Se você deixou Connor vivo na missão anterior, Mayrina permitirá que ele descanse em paz, e a missão será concluída com a entrega do Fey Semblance Amulet, que oferece vantagem em testes de resistência contra Inteligência, Sabedoria e Carisma.
Com essa missão concluída, você terá feito justiça aos sobreviventes da bruxa e avançado ainda mais no caminho de Baldur’s Gate 3!